A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) vai receber uma injeção de capital de 10,5 milhões de euros por parte do Governo, destinada à cobertura de prejuízos transitados e liquidação de pagamentos em atraso a fornecedores externos.

A medida insere-se num apoio nacional de 500 milhões de euros às entidades públicas empresariais do Serviço Nacional de Saúde (SNS).
O despacho, publicado no Diário da República e assinado pelo Ministro de Estado e das Finanças e pelo Secretário de Estado da Gestão da Saúde, autoriza a entrada de capital nas 39 Unidades Locais de Saúde (ULS) do país, bem como nos institutos de Oncologia de Lisboa, Porto e Coimbra.

No caso da ULS do Nordeste, que gere os três hospitais e os 14 centros de saúde do distrito de Bragança, este reforço financeiro visa melhorar a sustentabilidade da instituição, garantir a regularização de dívidas vencidas há mais de 90 dias e reforçar a eficiência operacional.

De acordo com o despacho, a seleção das dívidas a liquidar deve seguir critérios de antiguidade da data de vencimento, excluindo valores relativos a serviços do próprio SNS ou ao Estado, bem como juros de mora ou outros custos associados aos atrasos.

No panorama nacional, as Unidades Locais de Saúde de Gaia/Espinho e de Trás-os-Montes e Alto Douro são as que recebem os montantes mais elevados, com 32 milhões e 23,5 milhões de euros, respetivamente.

Com esta medida, o Governo pretende garantir a estabilidade financeira das unidades de saúde, valorizar o bom desempenho das instituições e reforçar a prestação de cuidados de saúde à população.

Jornalista: Luís Lopes

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorX FESTIVAL INTERNACIONAL DE TUNAS UNIVERSITÁRIAS REGRESSA A LAMEGO
Próximo artigoMONTALEGRE ACOLHEU A 1ª EDIÇÃO DO CAMPEONATO NACIONAL DE SALVAMENTO POR CORDAS