O Governo e os sindicatos da PSP e associações socioprofissionais da GNR assinaram um acordo de atribuição de um suplemento de risco aos agentes e guardas que se traduz num aumento faseado de 300 euros até 2026. O aumento será de 200 euros em 2024 e de 50 euros em 2025 e 2026.

A ministra da Administração Interna, Margarida Blasco, afirmou que o acordo é “muito importante quer para o Governo quer para as associações socioprofissionais e os sindicatos respetivamente da GNR e da PSP”.

Além do aspeto salarial, o acordo inclui que em 2025 seja feita a revisão do estatuto das carreiras profissionais, do regime remuneratório, na revisão das tabelas dos serviços remunerados e via verde na saúde, referiu, acrescentando que “o trabalho de revisão vai ser longo porque há muitas matérias para rever”.

O acordo foi assinado esta terça-feira, 9 de julho. “Foi um trabalho árduo, muito pensado, muito discutido”, disse Margarida Blasco que acrescentou que “o Governo está a trabalhar num documento muito importante que tem no seu Programa”, que consiste “numa proposta de Lei a enviar à Assembleia da República para alteração do Código Penal relativamente a agressões a agentes das forças de segurança”.

A ministra disse que o acordo abrange os cerca de 45 mil agentes da PSP e guardas da GNR e que os sindicatos e associações que o assinaram mostraram “grande sentido de Estado”. 

Este acordo “vai levar ao cumprimento do programa do Governo», sendo «um passo importante para a dignificação das forças e agentes dos serviços de segurança”.

Jornalista: Lara Torrado

Foto: Canal N / Arquivo

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n