A Guarda Nacional Republicana(GNR) deteve um homem de 65 anos por ter morto lobos com armadilhas, em Montalegre.
A investigação decorria há um ano, devido a várias denúncias feitas pelos residentes da região que encontraram as carcaças dos animais nas armadilhas.

“Os ataques dos lobos ao gado foram o motivo que levou o detido a cometer o crime de dano contra a natureza, é com grande frequência que os pastores de rebanhos se queixam dos ataques dos lobos à sua criação.” , referiu o major Joni Ferreira, porta-voz do Comando Territorial de Vila Real.


Em Portugal, o lobo-ibérico está protegido pelo Decreto-Lei n.º 54/2016 previsto na Lei de Protecção do Lobo Ibérico (Lei n.º 90/88, de 13 de Agosto). Sendo uma espécie protegida,e a sua caça é proibida em todo o país.


O Núcleo de Investigação de Crimes e Contra-ordenações Ambientais (NICCOA) de Vila Real emitiu dois mandatos de busca, que resultaram na apreensão de :22 cartuchos, uma caçadeira, uma armadilha em ferro com sistema de alavanca, seis laços em cabo e de aço e dois rolos de cabo de aço.


O detido encontra-se com termo de identidade e residência, tendo sido instaurado um processo crime de dano contra a Natureza. As autoridades continuam a investigar o caso.

Jornalista: Inês Carvalho

Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorFREIXO DE ESPADA À CINTA GANHA PRÉMIO COM PROJETO LIGADO À SEDA
Próximo artigoCARETO AIRSHOW REGRESSA A BRAGANÇA