O Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, I.P. (ICNF), representando o Estado, reuniu-se esta quarta-feira, 18 de fevereiro, com os representantes dos Conselhos Diretivos do concelho de Vila Pouca de Aguiar, para apresentar e discutir as atividades desenvolvidas nos últimos cinco anos nos perímetros florestais do Alvão e da serra da Padrela.

A sessão decorreu no auditório da Santa Casa da Misericórdia de Vila Pouca de Aguiar e começou com as palavras de boas-vindas de José Luís Teixeira, vice-presidente da Câmara Municipal. Seguiu-se a apresentação da equipa do ICNF, liderada por Sandra Sarmento, diretora regional do Norte, que detalhou os investimentos realizados, esclareceu dúvidas das comunidades locais e apresentou a proposta de acordo para uma gestão partilhada do território florestal.

Entre os principais pontos levantados pelos representantes dos baldios, destacaram-se questões relativas aos Créditos de Carbono e à redação da proposta de gestão, incluindo a hierarquização de prioridades na gestão do espaço florestal. A reunião serviu ainda como oportunidade para que os baldios analisem a possibilidade de aprovação do acordo em Assembleia de Compartes, num horizonte de decisão a curto prazo.

O ICNF recordou que, no âmbito do regime de cogestão, cujo período de cinquenta anos terminou a 24 de janeiro de 2026, foram aplicados 1,234 milhões de euros em ações no concelho nos últimos cinco anos. Estes investimentos focaram-se principalmente em silvicultura preventiva, incluindo sapadores florestais, fogo controlado e melhorias na rede primária, entre outras intervenções de proteção e valorização da floresta local.

A iniciativa reforça o compromisso do Estado em promover uma gestão florestal sustentável, envolvendo diretamente as comunidades locais na preservação e valorização de um território com elevado valor ambiental e económico.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Artigo anteriorMOGADOURO RECEBE IMPRENSA ESPANHOLA PARA PROMOÇÃO TURÍSTICA DA “SERPENTE DO MEDAL”
Próximo artigoFESTIVAL MAGOS DA GUITARRA 2026 ARRANCA EM MESÃO FRIO COM “TIERRA” DE DAVID SILVA