O investimento superior a um milhão de euros, em mais de quatro mil contadores de água inteligentes, servirá para medir em tempo real o consumo doméstico e detetar anomalias.

Segundo a autarquia, as perdas de água na rede de abastecimento público do concelho voltaram a registar evolução positiva. Atualmente, há “quase menos 9% de desperdício e uma poupança de mais de 295 mil euros ao cofre autárquico”, refere.

Num investimento de cerca de 1,1 milhões de euros, o município terminou, durante os últimos dias, a instalação na cidade de um total de 4.300 contadores de água “mais modernos (ultrassónicos)” e “dotados de sistema telemétrico”.

De acordo com a Câmara de Macedo de Cavaleiros, trata-se do maior projeto do género em Portugal a usar o protocolo LoRa (Long Range wireless communication, ou seja, comunicação sem fio de longo alcance), que abarca praticamente a totalidade do centro urbano e que transmite toda a informação da rede de água para um sistema informático centralizado.

A empreitada de substituição dos contadores decorreu durante pouco mais de seis meses e está inserida num esforço mais abrangente e continuado de redução significativa das perdas de água e, consequentemente, diminuição do volume consumido e não faturado na rede municipal.

“Fruto da parceria desenvolvida com a Wavecom, uma empresa aveirense de engenharia de comunicações e tecnologia wireless, a solução instalada pelo município permite monitorizar todas as etapas do fornecimento de água, sem necessidade de deslocação de funcionários ao terreno para receber as leituras”, lê-se, em comunicado divulgado.

Sistema funciona através de um alerta

Sempre que houver uma anomalia, como um consumo fora do normal, o sistema envia um alerta à autarquia, que posteriormente ativará uma equipa de técnicos para inspecionar o local, “para se perceber se está em causa uma rutura na rede ou um furto de água”, explica.

Benjamim Rodrigues sublinha que os novos contadores de água com telemetria facultarão à autarquia “poupar milhões de euros”. “Trata-se de uma importante etapa da estratégia que está a ser seguida de há seis anos a esta parte, tendente a Macedo de Cavaleiros ser mais eficiente na água que gere para uso público”, salienta o presidente da Câmara Municipal de Macedo de Cavaleiros.

Segundo a mesma nota, o mais recente Relatório Anual dos Serviços de Águas e Resíduos em Portugal, publicado recentemente pela Entidade Reguladora dos Serviços de Água e Resíduos (ERSAR), voltou a dar razão ao esforço que está a ser empreendido no concelho transmontano.

A estatística da ERSAR, já com os dados de 2022 fechados e validados oficialmente, demonstra que o município de Macedo de Cavaleiros voltou a reduzir, desta vez em 8,97%, as perdas de água na rede pública que gere relativamente ao ano anterior, o que permitiu poupar 295.103 euros ao orçamento autárquico. Em 2021, tal perda havia sido de 66,57%, ao passo que foi de 57,60% em 2022.

Feitas as contas, as perdas reais do último ano validado no relatório da ERSAR foram de 530.062 m3, correspondentes a um impacto económico de 313.531 euros.

Em 2017, recorde-se, as perdas de água na rede pública de Macedo de Cavaleiros ultrapassavam os 81%.

“Estamos há seis anos a fazer um elevado esforço na gestão eficiente do sistema de abastecimento. Mas vamos continuar a trabalhar para melhorarmos ininterruptamente, de ano para ano, o nosso índice de aproveitamento deste recurso tão essencial”, frisa Benjamim Rodrigues.

Jornalista: Rita Teixeira

Slider