Sob o lema “Sem Saúde Mental não há Saúde” o IPB assinala o Dia Mundial da Saúde Mental, que é celebrado hoje, 10 de outubro, através do projeto D.R.E.A.M.

O D.R.E.A.M foi um dos projeto selecionados de um concurso lançado pelo IPB no âmbito do Plano Estratégico 2022-2026- Cocriar um Futuro Sustentável e incluiu uma plataforma web e uma aplicação para o telemóvel que permite que todos os utilizadores possam “fazer uma autoavaliação e automonitorização da saúde mental, aceder a ferramentas de regulação emocional e ao mesmo tempo estratégias para adoção de estilos de vida saudáveis” refere o Instituto Politécnico de Bragança em comunicado enviado ao Canal N.

O projeto D.R.E.A.M. articula-se em 3 eixos: alcançar, abraçar e reconhecer a saúde mental e para além da app móvel e plataforma web tem como principais objetivos ajudar os estudantes a lidar com questões psicossociais, tais como o isolamento, dificuldades de adaptação ao ensino superior, ansiedade, ataques de pânico, burnout e depressão, treinar estratégias adaptativas e de resiliência, através das quais os estudantes sintam capacidade para gerir os seus sintomas associados a problemas de saúde mental e promover a consciencialização para a necessidade de recurso aos serviços de saúde/profissionais sempre que se verifiquem situações de maior gravidade dos sintomas reportados. 

A saúde mental dos estudantes de ensino superior é uma preocupação crescente em todo o mundo. “A transição para o ensino superior pode ser um período desafiador na vida de muitos jovens, e vários fatores podem afetar a sua saúde mental durante este período” refere a mesma nota de imprensa. Por esse mesmo motivo, o IPB decidiu criar uma ferramenta que possa auxiliar quem mais necessita de ajuda.

Jornalista: Lara Torrado

Slider