A Câmara Municipal de Alfândega da Fé está a implementar um conjunto de medidas de apoio imediato às populações e produtores afetados pelo incêndio que, nos dias 18 e 19 de agosto, devastou mais de 1.500 hectares no concelho.

Entre as medidas que já se encontram em vigor, destaca-se a isenção do pagamento da fatura da água relativa ao mês de agosto para os residentes das localidades mais afetadas – Vilares da Vilariça, Colmeais, Vilarelhos, Valverde, Eucísia, Santa Justa, Pombal e Vales. A autarquia justifica a decisão com o uso excecional de água no combate às chamas por parte da população.

Para apoiar os produtores pecuários, está também a ser feita a distribuição de alimentos para animais, de forma a colmatar a escassez de recursos enquanto não chegam os apoios estatais.

Como resposta estruturada aos prejuízos, a autarquia vai abrir no próximo dia 2 de setembro um Balcão de Apoio dedicado a agricultores e produtores afetados, com o objetivo de prestar acompanhamento personalizado nas candidaturas ao apoio excecional do Governo, previsto no artigo 22.º do Decreto-Lei n.º 98-A/2025, de 24 de agosto. Este apoio pode chegar aos 10 mil euros por beneficiário.

A Câmara Municipal pretende ainda celebrar um protocolo com as associações de agricultores locais, para que estas possam instruir os processos e recolher a documentação necessária à submissão das candidaturas, sendo os custos deste apoio técnico suportados pelo Município.

Estas medidas integram o plano de mitigação dos efeitos do incêndio rural adotado pela autarquia, com o objetivo de responder de forma rápida e eficaz às necessidades urgentes da população e dos produtores locais.


Jornalista: Luís Lopes
Foto: CM Alfândega da Fé

IMG_9798
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
banner canal n
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorINCÊNDIO EM SÃO SALVADOR EM FASE DE RESOLUÇÃO
Próximo artigoEXPOSIÇÃO “AS FESTAS EM CARTAZ” CELEBRA A HISTÓRIA GRÁFICA DA ROMARIA EM PORTUGAL