Uma jovem natural de Bragança está na origem de um novo projeto digital que pretende tornar a adoção de cães e gatos mais simples, organizada e acessível em todo o país. A Pawseum, é uma plataforma da autoria de Jéssica Padrão, designer de 24 anos e de Guilherme Pinto de 23 anos, estudante do Mestrado em Ciência de Computadores da Faculdade de Ciências da Universidade do Porto (FCUP). Inserida no meio online, os dois jovens empreendedores criaram a plataforma para responder a um problema comum: a dificuldade em encontrar informação clara e centralizada sobre animais disponíveis para adoção.
A plataforma reúne animais de associações e canis de várias regiões, permitindo pesquisas por localização e características. Cada animal tem um perfil detalhado, onde é dada especial atenção à personalidade, ajudando a promover escolhas mais conscientes.
Além de facilitar o contacto entre adotantes e associações, a Pawseum apoia entidades que não dispõem de meios digitais próprios. Disponível para já em versão web, o projeto deverá evoluir com novas funcionalidades.
Em breve, Guilherme e Jéssica planejam lançar o “Pawmatch”, uma ferramenta inovadora inspirada no formato de aplicativos de encontros. A proposta é permitir que adotantes encontrem os animais que mais combinam com seu estilo de vida e personalidade, com base nas características de ambos. Dessa forma, será possível criar ligações mais naturais e rápidas, ajudando cada pessoa a encontrar seu companheiro ideal de maneira prática e moderna.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















