Luis Soares reconhece ter existido um “lapso” na partilha de um vídeo, mas garante que foi “removido” assim que se aperceberam
O Grupo de Coordenação da Iniciativa Liberal (IL) de Mirandela emitiu, hoje, um comunicado no qual acusa o presidente da junta de freguesia de Mirandela, Luís Soares, de violar a Lei Eleitoral dos Órgãos das Autarquias Locais, ao utilizar as redes sociais da junta de freguesia para apoiar a candidatura da Dra. Júlia Rodrigues, candidata a deputada por Bragança, e ao Partido Socialista às eleições legislativas.
Segundo a IL, foi publicado um vídeo na página oficial da autarquia de Mirandela em que o presidente manifesta publicamente o seu apoio à candidata socialista, apelando ainda ao voto dos Mirandelenses.
A IL considera esta atuação ilegal, sublinhando que é proibida a utilização de meios públicos para fins de propaganda partidária, bem como o envolvimento institucional de autarcas na campanha. O comunicado refere ainda que, além da Junta de Freguesia de Mirandela, “pelo menos outra junta do concelho” terá incorrido na mesma infração, utilizando igualmente a sua página oficial para apoiar o Partido Socialista e a sua candidata.
A Iniciativa Liberal denuncia também várias situações de propaganda política ilegal na via pública. Em concreto, aponta que o Partido Socialista tem cartazes colocados em sinais de trânsito e placas de sinalização rodoviária, o que constitui uma violação das normas da Comissão Nacional de Eleições (CNE).
“É preocupante ver um partido com a responsabilidade histórica do Partido Socialista desrespeitar regras fundamentais da democracia”, pode ler-se no comunicado, onde a IL expressa o seu “enorme repúdio” pelos acontecimentos e apela ao cumprimento das normas eleitorais por todos os partidos.
Contactado pelo Canal.n, Luis Soares desmentiu as alegações feitas pela IL. O presidente da junta de Mirandela admitiu ainda que “foi carregado um vídeo nas ‘stories’ do Instagram da autarquia” mas garantiu que foi um “lapso” e que, mal se aperceberam do erro, “o vídeo foi, de imediato, removido das redes”.
No comunicado, a IL deixa ainda um apelo a todos os Partidos Políticos, que “nos dias seguintes às eleições retirem a propaganda política das ruas de Mirandela” para que esta “não acabe a degradar-se e a poluir” o concelho.