Artigo escrito por António Escudeiro- chefe regional de Vila Real do Corpo Nacional de Escuteiros

Todos os anos vivenciamos uma dinâmica muito especial, que nos aquece o coração e nos impele a sermos luz e portadores de uma mensagem de esperança. Todos os anos reforçamos o desafio de partilhar e multiplicar a Luz da Paz de Belém nas nossas comunidades, e é com alegria e esperança que observamos que esta chama, acesa na gruta de Belém, já faz parte da tradição de Natal de muitos portugueses.

Desde 1986 que a Austrian Broadcasting Company começou esta iniciativa da Luz da Paz de Belém, como parte de uma campanha de caridade para crianças em dificuldades na Áustria e em países dos arredores.

Desde 1989 que tem sido concretizada em cooperação entre Escuteiros e Guias de inúmeros países, o que permite que a Luz seja partilhada pela Europa e fora dela, ganhando, assim, uma dimensão mundial.

A Luz da Paz de Belém é, sem dúvida, uma tradição que transcende fronteiras e gerações, unindo pessoas em torno de valores fundamentais como a esperança, a bondade e a solidariedade. A cada ano, a chama que é acesa na gruta da Natividade simboliza não apenas a luz que ilumina as nossas vidas, mas também a força que temos de disseminar essa luz através de atos de amor e compaixão nas nossas comunidades.

É emocionante saber que, desde 1986, esta iniciativa tem crescido e espalhado, envolvendo escuteiros e guias de diversos países. A participação da delegação portuguesa do Corpo Nacional de Escutas, reforça a importância da colaboração entre nações e culturas, criando um verdadeiro espírito de fraternidade e união.

A Cerimónia Nacional da Partilha da Luz da Paz de Belém, marcada para o dia 15 de dezembro de 2024 em Portimão, é uma oportunidade ímpar para que todos se reúnam em celebração e reflexão. A realização da cerimónia regional na Sé Catedral de Vila Real no dia 20 de dezembro é igualmente significativa, pois reforça a ideia de que a luz deve ser partilhada, levando alegria e esperança a cada canto do país.

O tema deste ano, “Luz da Paz de Belém – Navegamos por rotas de alegria e paz”, convida-nos a refletir sobre o papel que cada um de nós desempenha na construção de um mundo mais justo e solidário. Ao nos tornarmos mensageiros da paz, podemos transformar a realidade ao nosso redor, mesmo que em pequenas ações, e espalhar a luz que vem de Jesus Cristo, o Príncipe da Paz.

Portanto, ao participar das atividades locais e partilhar a Luz da Paz de Belém, cada um de nós torna-se um agente de mudança, contribuindo para a felicidade coletiva e para a construção de laços mais fortes nas nossas comunidades. Que possamos todos aquecer nossos corações com essa luz tão especial e frágil, mas ao mesmo tempo tão poderosa, e que ela nos inspire a ser portadores de paz e esperança, não apenas durante a época natalícia, mas ao longo de todo o ano.

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Artigo anteriorBOLA DOCE MIRANDESA: RECEITA QUE DESPERTA MEMÓRIAS E SAUDADES
Próximo artigoMÊS DE REFLEXÃO, MAGIA, MELANCOLIA E SONHOS! PORQUÊ?