Macedo de Cavaleiros recebe, entre 28 e 30 de agosto, o Concurso Nacional de Bovinos de Raça Mirandesa, reunindo no concelho criadores e exemplares de uma das raças autóctones mais emblemáticas de Trás-os-Montes.
A iniciativa resulta da colaboração entre o Município de Macedo de Cavaleiros e a Associação dos Criadores de Bovinos de Raça Mirandesa (ACBRM), numa parceria que se mantém há 18 anos e que tem contribuído para dar maior projeção à raça e aos produtos associados, dentro e fora do país.
Ao longo de três dias, o certame será também uma oportunidade para reconhecer o trabalho dos produtores e promover a preservação e o melhoramento genético da Raça Bovina Mirandesa, fortemente ligada à identidade e à economia do território.
A realização do concurso em Macedo de Cavaleiros integra uma dinâmica conjunta dos seis municípios que compõem o solar da raça, Bragança, Macedo de Cavaleiros, Miranda do Douro, Mogadouro, Vimioso e Vinhais, em articulação com a ACBRM.
O evento pretende, assim, colocar em destaque não apenas os animais em competição, mas também o património rural, a atividade dos criadores e a importância económica e cultural da Raça Mirandesa para a região.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















