O município de Macedo de Cavaleiros vai investir 1,1 milhão de euros para substituir 4300 contadores de água por equipamentos mais modernos.

É um dos concelhos que mais problemas tem com a água, devido às elevadas perdas registadas e pelas condutas que são obsoletas, segundo a autarquia. 

A instalação dos novos contadores garante ser um apoio fundamental até porque uma vez que são dotados de telemetria, permitem  medir em tempo real o consumo de água doméstico. 

Num comunicado enviado à redação do Canal N é explicado que o projeto “permite a recolha e centralização dos dados, com recurso a um software inovador, sem necessidade de deslocação de técnicos ao terreno para receber as leituras”.

Mas caso seja necessário os técnicos irem até ao local, o município recebe um alerta e pode, de imediato, ativar uma equipa para inspecionar o local e perceber se está em causa uma rutura na rede ou, eventualmente, um furto de água.

A substituição vai prolongar-se pelos próximos seis meses. “São milhões de euros que, todos os anos, o município deita literalmente pelo cano, por falta de condições para fazer esta monitorização em tempo real”, explica o vice-presidente Rui Vilarinho.

A iniciativa está integrada no plano de ação de combate às fugas de água que foi iniciado em 2021. 

Jornalista: Rita Teixeira 

Slider