A Unidade Local de Saúde do Nordeste (ULSNE) revela, em comunicado, que, até à passada sexta-feira (05 de março) fez 23.161 inoculações da vacina contra a COVID-19 no distrito de Bragança.

Iniciada a 27 de dezembro de 2020, a vacinação dos profissionais de saúde é coordenada pelo Serviço de Saúde e Risco Ocupacional da ULS do Nordeste, continuando a decorrer de acordo com o Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19. Abrange os profissionais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) e também os dos setores privado e social, faz saber a ULSNE.

Por sua vez, a vacinação na comunidade, levada a cabo pelas equipas do Departamento de Cuidados de Saúde Primários da ULS do Nordeste, e que teve início no passado dia 04 de fevereiro, no concelho de Vimioso, “está a decorrer a bom ritmo, em todos os Centros de Saúde do distrito de Bragança (14)”, “onde estão a ser administradas três das vacinas já aprovadas pela Agência Europeia do Medicamento: a da Pfizer, a da AstraZeneca e a da Moderna”, adianta a nota.

As 19.504 inoculações efetuadas na comunidade em apenas um mês (entre 04 de fevereiro a 05 de março), “correspondem a 8.234 pessoas com a primeira dose da vacina administrada e 5.635 com as duas doses da vacina, ou seja, o processo completo”.

A vacinação na comunidade inclui os utentes e colaboradores das Estruturas Residenciais para Pessoas Idosas e outros lares residenciais (1.279 com a primeira dose e 5.238 com as duas doses), os profissionais essenciais como os agentes de segurança da PSP e da GNR e os bombeiros (970 com a primeira dose, estando em curso a administração da segunda dose) e as pessoas com mais de 80 anos e mais de 50 anos e patologias associadas, nomeadamente insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência renal e Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica ou doença respiratória crónica (5.985 com a primeira dose, estando em curso a administração da segunda dose).

O processo de vacinação contra a COVID-19 é assegurado por equipas multidisciplinares, mediante o estrito cumprimento de todos os procedimentos de qualidade e segurança, desde a preparação, à administração e à vigilância pós-vacinação.

A finalizar, A ULS do Nordeste deixa “uma mensagem de tranquilidade à população do distrito de Bragança, assegurando que todas as pessoas irão ser convocadas para efetuar a vacina, de acordo com a priorização determinada no Plano Nacional de Vacinação contra a COVID-19”.

A vacinação na área de abrangência da ULS do Nordeste vai continuar até à inoculação de todas as pessoas que fazem parte do primeiro grupo prioritário, de acordo com o referido Plano, estendendo-se posteriormente, na população, para a segunda e a terceira fases, conforme estipulado pelas instâncias superiores, conclui o comunicado.

Jornalista: Fernando Pires

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n