No âmbito do Dia Mundial do Coração, que se assinala a 29 de setembro, a Associação Portuguesa de Intervenção Cardiovascular (APIC) promove, no dia anterior (28), a 3.ª edição da caminhada nacional “Rehab for Life – Passo a passo por um coração saudável”. A iniciativa vai decorrer em várias cidades do país e deverá reunir mais de 500 sobreviventes de Enfarte Agudo do Miocárdio, além de familiares, amigos e profissionais de saúde.
O objetivo passa por consciencializar a população para a importância da prevenção e do tratamento das doenças cardiovasculares, que continuam a ser a principal causa de morte em Portugal e a nível global.
Segundo Joana Delgado Silva, presidente da APIC, esta caminhada é uma oportunidade para reforçar junto dos cidadãos a necessidade de agir corretamente perante sintomas de enfarte e para sublinhar o papel fundamental da reabilitação cardíaca na recuperação dos doentes. “As últimas edições foram muito participadas e nesta terceira queremos voltar a juntar doentes, famílias e profissionais em torno de um objetivo comum: reduzir o impacto das doenças cardiovasculares em Portugal, sublinha.
A iniciativa, que teve início em 2023, conta com o apoio do Grupo de Estudo da Reabilitação Cardíaca (GEFERC) da Sociedade Portuguesa de Cardiologia (SPC) e envolve todos os hospitais públicos com programas ativos de reabilitação cardíaca integrados na via verde coronária.
Embora a maioria dos participantes sejam doentes pós-Enfarte Agudo do Miocárdio, a caminhada está aberta a todos os doentes cardíacos inseridos em programas de reabilitação.
A APIC recorda que, após um enfarte, os cuidados adotados e a participação em programas de reabilitação são essenciais para garantir uma recuperação eficaz e prevenir futuros eventos cardíacos.
Jornalista: Vitória Botelho