A Direção-Geral da Saúde (DGS) alertou para a chegada de uma massa de ar vinda dos desertos do Norte de África, prevista para atravessar Portugal Continental esta quinta-feira. Esta massa de ar transporta poeiras em suspensão que poderão comprometer a qualidade do ar em todo o território.
De acordo com a DGS, é esperado um aumento significativo na concentração de partículas inaláveis (PM10) de origem natural, o que poderá ter impacto na saúde pública, especialmente entre os grupos mais sensíveis, como crianças, idosos e pessoas com doenças respiratórias ou cardiovasculares.
Durante a permanência deste fenómeno, a população é aconselhada a evitar esforços físicos intensos, limitar as atividades ao ar livre e reduzir a exposição a agentes poluentes, como o fumo do tabaco ou produtos químicos irritantes. Sempre que possível, recomenda-se que as pessoas permaneçam no interior dos edifícios, com janelas fechadas, para reduzir o contacto com estas partículas.
A DGS recomenda ainda que os doentes crónicos mantenham os seus tratamentos e, caso sintam agravamento dos sintomas, devem contactar a Linha Saúde 24 ou procurar atendimento médico.
Para acompanhar os níveis de qualidade do ar em tempo real, os cidadãos podem consultar o site da Agência Portuguesa do Ambiente (APA) ou utilizar a aplicação móvel QualAr.
Jornalista: Vitória Botelho