São 11 peças criadas a partir de videiras, folhas ou pedras que foram recolhidas no Douro pela artista plástica holandesa Leni Van Lopik. A exposição estará disponível até 31 de outubro.

A adega de vinho Quanta Terra, em Favaios, no concelho de Alijó recebe a “Cor do Douro”, uma exposição com peças produzidas a partir de materiais naturais, como folhas de eucalipto, bugalhos e pedras, quase sempre recolhidos durante as caminhadas da artista holandesa pelos socalcos durienses, região onde reside há 23 anos.

Na exposição a artista apresenta também videiras na sala das barricas de vinho. O obejtivo é mostrar a união perfeita entre o material e o vinho. Juntando-se ainda a instalação “Rio Douro” elaborada através de cápsulas de garrafas de vinho.

Leni Van Lopik é formada em Artes Plásticas e conheceu o Douro num passeio no ano de 1982. Mais tarde, em 2000, instalou-se na região, onde montou um ateliê. Em Portugal já expôs no Museu do Douro, na Alfândega do Porto e em Guimarães.

Recorde-se que a antiga destilaria da Casa do Douro foi recuperada e aberta ao público em março de 2022, na altura com uma exposição da também artista plástica Joana Vasconcelos.

Segundo o comunicado divulgado, Celso Pereira, um dos fundadores da adega, explica que o processo de reabilitação e recuperação da Quanta Terra revelou ser “um espaço demasiado valioso para ficar circunscrito a visitas e provas de vinhos”.

Reforçando que “desde logo que a arte teria aqui uma simbiose perfeita com o nosso negócio de produção de vinhos e que uma como o outro refletiriam aquilo que colocamos todos os dias no nosso trabalho: fazer vinhos únicos e diferenciadores, para serem apreciados e desfrutados”.

Jornalista: Rita Teixeira

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n