O evento que permite a qualquer pessoa “vestir a pele de diabo” decorreu pelo sétimo ano consecutivo, em Vinhais, no dia 29 de fevereiro de 2020.

O evento iniciou com a atuação da banda de gaitas “Dambara Burela” e pelas 18h00, na Igreja do Seminário, realizou-se a missa de imposição de cinzas, que abriu oficialmente o evento.

A procissão ”… com Mil Diabos!” acompanhou uma Morte Gigante até à Pedra, local onde as raparigas (perseguidas e capturadas durante o trajeto) foram julgadas e purificadas.

O percurso realizou-se desde a Igreja do Seminário ao Largo do Arrabalde, onde foram recriados vários quadros teatrais que permitiram entender a tradição ancestral e única “os Diabos de Vinhais”.

Tradicionalmente e espontaneamente este dia comemora-se na quarta-feira de cinzas mas, desde 2014, estende-se até ao primeiro sábado da quaresma.

O ritual foi encerrado com a queima da morte gigante, revelando-se o seu rosto, reforçando a ideia de que “Quem pró rosto da morte olhar, por mais um ano a irá afastar!”, terminando a estação escura e dando as boas-vindas à estação clara.

A festa continuou nos restaurantes da vila e no pavilhão multiusos, onde havia tasquinhas com “comes e bebes”, a tradicional “Queimada do Diabo”, animação musical com gaiteiros, o grupo “Diabo a Sete” e “Dj Lu Iglésias”.

A organização foi da Câmara Municipal de Vinhais, com a colaboração do Agrupamento de Escolas D. Afonso III, responsável pela construção da Morte Gigante, e encenação da Companhia Filandorra, Viv’Arte, Animamos e Wee.

Foto: CMV

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Design sem nome (5)
Artigo anteriorMINISTRO DO PLANEAMENTO DE VISITA À EPA
Próximo artigoNÚMERO RECORDE DE EXPOSITORES NA XXI FEIRA DA ALHEIRA DE MIRANDELA