Os militares da Guarda Nacional Republicana integrados na Reserve Formed Police Unit da EUROGENDFOR, em apoio à missão EULEX Kosovo, foram distinguidos no dia 16 de dezembro com a Medalha de Serviço da Política Comum de Segurança e Defesa, em reconhecimento pelo trabalho desenvolvido no teatro de operações.

A cerimónia reuniu elementos da força multinacional, que integra militares portugueses, italianos, franceses, holandeses e polacos, e foi presidida pelo responsável máximo da missão EULEX Kosovo, contando com a presença de várias entidades civis e militares. Portugal participa nesta força com 24 militares da GNR, inseridos numa unidade vocacionada para a manutenção e restabelecimento da ordem pública.

A participação portuguesa enquadra-se nos compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português no âmbito da União Europeia, reforçando o papel da GNR nas missões de segurança e estabilização internacionais. Em 2025, a Guarda assume ainda a presidência da EUROGENDFOR, consolidando a sua relevância na cooperação europeia em matéria de segurança.

A distinção atribuída representa o reconhecimento do contributo dos militares portugueses para a promoção da segurança e da estabilidade no Kosovo, no quadro das missões internacionais da União Europeia.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

IMG_9798
Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorFUTUROS PARTILHADOS PROMOVE CICLO DE CINEMA AMBIENTAL E LANÇA REVISTA EM MIRANDA DO DOURO
Próximo artigoGNR ARRANCA COM OPERAÇÃO NATAL E ANO NOVO 2025/2026 EM TODO O PAÍS