O Governo apresentou como solução para a extinção das Direções Regionais de Agricultura e Pescas (DRAP), a nomeação de um vice-presidente para as Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional (CCDR) do Norte, indicado pelo Ministério da Agricultura.

Exemplo disso será a DRAP, com sede em Mirandela, denominada como Unidade Orgânica Regional, que vai continuar integrada na CCDR Norte. Recorde-se que a medida foi implementada pelo anterior Governo.

Mas segundo o acordo de concertação social, assinado na semana passada, entre o Governo e os parceiros sociais, como a Confederação dos Agricultores de Portugal, vai ser devolvida a sua tutela ao Ministério da Agricultura, sendo ainda nomeado um vice-presidente para esta unidade, em Mirandela.

A proposta pretende devolver ao ministro da Agricultura e Pescas os poderes de tutela sobre as CCDR’s, no domínio da Agricultura e do Desenvolvimento Rural, garantindo uma cadeia de comando hierárquica com o objetivo de executar a PAC, de apoiar os agricultores e produtores florestais e as suas associações no terreno.

O primeiro-ministro anunciou que, neste meio ano “o Governo estudou profundamente os efeitos da extinção das Direções Regionais” considerando os efeitos positivos e os efeitos negativos, antes de tomar uma decisão.

“A decisão é que nós vamos legislar no sentido de garantir que o Conselho de Ministros vai passar a nomear, sob proposta do ministro da Agricultura e Pescas, um vice-presidente para as CCDR”. O ministro da Agricultura “vai ter tutela direta sobre esse vice-presidente, naturalmente no âmbito de uma tutela mais larga, que integra o ministro Adjunto e da Coesão Territorial”, adiantou Luís Montenegro.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Canal N

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
IMG_9798
Artigo anteriorUTAD E CABO VERDE UNEM-SE PARA IMPULSIONAR O DESPORTO DE ALTO RENDIMENTO
Próximo artigoPSD MONTALEGRE REAFIRMA OPOSIÇÃO À EXPLORAÇÃO MINEIRA NO CONCELHO