A Comissão  Concelhia de Macedo de Cavaleiros do Partido Comunista Português (PCP) denunciou que a resposta recebida pelo Ministério da Educação, no seguimento da pergunta feita na Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do PCP,  confirma a responsabilidade do Município, do executivo e dos vereadores do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PSD), bem como da União de Freguesias de Podence e Santa Combinha, do Conselho Municipal de Educação e do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, pelo encerramento do Jardim de Infância de Podence. 

“A população do concelho de Macedo de Cavaleiros, tal como no resto do distrito e no resto do país, assistem desde 2005/2006 ao chamado reordenamento da rede escolar que na prática se traduziu no encerramento da quase totalidade de estabelecimentos de ensino nas zonas rurais.”, explicou a Comissão Política de Macedo de Cavaleiros. 

“A destruição da oferta escolar nas zonas rurais, impostas pelo governo do PS, teve impactos nomeadamente nas condições de vida das crianças e dos pais, tornando-se esta ausência de resposta pública de proximidade mais um factor que impede a fixação de população jovem nestas áreas rurais cada vez mais despovoadas.”, salientou.

A Comissão refere ainda que o Jardim, cujo encerramento está previsto para o mês de Setembro do ano corrente, fecha contra a vontade dos pais e os interesses das crianças. 

Recorde-se que já tinha sido aprovada uma moção que solicitava à Câmara a reversão da decisão de encerrar o Jardim de Infância de Podence. 

Jornalista: Inês Carvalho

Slider