A Comissão  Concelhia de Macedo de Cavaleiros do Partido Comunista Português (PCP) denunciou que a resposta recebida pelo Ministério da Educação, no seguimento da pergunta feita na Assembleia da República pelo Grupo Parlamentar do PCP,  confirma a responsabilidade do Município, do executivo e dos vereadores do Partido Socialista (PS) e do Partido Social Democrata (PSD), bem como da União de Freguesias de Podence e Santa Combinha, do Conselho Municipal de Educação e do Agrupamento de Escolas de Macedo de Cavaleiros, pelo encerramento do Jardim de Infância de Podence. 

“A população do concelho de Macedo de Cavaleiros, tal como no resto do distrito e no resto do país, assistem desde 2005/2006 ao chamado reordenamento da rede escolar que na prática se traduziu no encerramento da quase totalidade de estabelecimentos de ensino nas zonas rurais.”, explicou a Comissão Política de Macedo de Cavaleiros. 

“A destruição da oferta escolar nas zonas rurais, impostas pelo governo do PS, teve impactos nomeadamente nas condições de vida das crianças e dos pais, tornando-se esta ausência de resposta pública de proximidade mais um factor que impede a fixação de população jovem nestas áreas rurais cada vez mais despovoadas.”, salientou.

A Comissão refere ainda que o Jardim, cujo encerramento está previsto para o mês de Setembro do ano corrente, fecha contra a vontade dos pais e os interesses das crianças. 

Recorde-se que já tinha sido aprovada uma moção que solicitava à Câmara a reversão da decisão de encerrar o Jardim de Infância de Podence. 

Jornalista: Inês Carvalho

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Alheiras Angelina
IMG_9798