Catarina Dias venceu a adversária, Tereza Cvingerovna, na final, garantindo assim o primeiro lugar do pódio.
A atleta transmontana Catarina Dias conquistou a medalha de ouro na categoria de -70 kg no prestigiado Open WAKO World Cup, realizado entre os dias 14 e 18 de maio, em Antalya, na Turquia.
Natural da freguesia de Gralhós, no concelho de Montalegre, e em representação do Ginásio Clube Mirandelense (GCM), Catarina Dias venceu a adversária, Tereza Cvingerovna, na final, garantindo assim o primeiro lugar do pódio.
O treinador José Pina, acompanha Catarina há mais de dez anos, ao CanalN, destacou o empenho da atleta ao longo da competição. “Teve uma grande atitude, um enorme espírito de sacrifício e foi muito intensa. Fomos para o torneio, felizmente correu bem. Foi um sonho que ela própria sempre quis concretizar”, afirmou.
José Pina não escondeu o orgulho pela conquista da atleta, sublinhando a importância do resultado em várias dimensões. “A nível nacional, do ginásio, como treinador e a nível pessoal, foi uma medalha merecida. É com muito orgulho que nós, mirandelenses e, acima de tudo, Portugal, termos uma medalha destas”, acrescentou.
Com os olhos postos no futuro, a atleta já se prepara para o próximo grande desafio, os World Games, na China. “O nosso objetivo é claro, sair de lá com uma medalha de ouro”, adiantou José Pina.
A conquista na Turquia surge após uma época de grande evolução, na qual Catarina já tinha alcançado o título de vice-campeã da Europa em K1, no final de 2024, durante o Campeonato Europeu realizado na Grécia.
Este resultado reforça não só a qualidade do trabalho desenvolvido no interior do país como também o potencial do kickboxing português no panorama desportivo internacional.