A mirandelense Barbara Marujo é a única representante do grupo escolar de badminton do distrito de Bragança apurada para disputar os campeonatos nacionais escolares juvenis de desporto escolar, que começam, esta quinta-feira e terminam no domingo, em Viana do Castelo e Caminha.

É mesmo a primeira vez que um aluno do distrito participa nesta modalidade nos campeonatos nacionais. A estudante de 18 anos que frequenta a escola secundária de Mirandela diz que o apuramento já é uma vitória mas promete dar o seu melhor para conseguir um bom resultado. “Confesso que não estava à espera deste apuramento, mas é extremamente bom saber que o meu trabalho está a ser recompensado, Agora vou dar o meu máximo para conseguir alcançar um bom lugar, mas estar neste patamar já uma vitória para mim”, conta..

Barbara Marujo adianta as razões que a levam a gostar tanto de badminton, uma modalidade com pouca expressão quer na região quer no país. Sempre gostei muito de jogar badminton e sempre foi um desporto que esteve muito presente na minha família e acho que é uma modalidade que me deixa genuinamente feliz e um bem-estar importante e é um desporto desafiante, porque é muito mais complexo do que aquilo que as pessoas pensam e acho que é essa complexidade que contribuiu para o meu entusiasmo”, confessa.

A prova de badminton vai disputar-se no pavilhão municipal de Caminha, nestes campeonatos nacionais escolares juvenis de desporto escolar que vão ter outras modalidades como o Atletismo, Basquetebol, Canoagem, Futsal, Natação, Remo, Surf, Ténis de Mesa, Vela e Voleibol.

Nestes Campeonatos, estão em competição os alunos apurados nas competições regionais das Direções de Serviços Regionais do Norte, Centro, Lisboa e Vale do Tejo, Alentejo e Algarve.

Os Campeonatos Nacionais Escolares são uma organização conjunta da Direção-Geral da Educação e da Direção-Geral dos Estabelecimentos Escolares, sob a égide do Ministério da Educação, em parceria com as Câmaras Municipais.

Jornalista: Fernando Pires

Slider