Neste fim-de-semana, 13 e 14 de setembro, o Circuito Internacional de Montalegre, foi o palco de uma emocionante etapa do Campeonato de Espanha de Rallycross (CERX). Esta foi a primeira vez que a competição arranca em solo português, que habitualmente recebe o Europeu e o Campeonato Mundial de Rallycross, é conhecida pela sua combinação de desafios e pela adrenalina que proporciona aos pilotos e ao público.
Na categoria CrossCar RX ficou em primeiro lugar Diego Gonzalez da Nebrija Team com um tempo de 04:33:00, em JúniorRX venceu Rodrigo Rodriguez da Peña Arteixo com 5:00.701. Na PromoRX venceu Daniel Fernandez da C.D Federado KTR Racing com 5:28.529, e por fim, na categoria de SuperRX foi Carlos Negro a assumir o pódio, a representar a Escudería Team REPAUTO com um tempo de 4:42.676.
A pista de Montalegre tem um circuito único, com 60% de asfalto e 40% de terra, oferecendo um total de 1.050 metros de extensão, com um layout que inclui 14 curvas e uma famosa “Joker Lap”. Esta característica aumentou o grau de complexidade da corrida, criando ainda mais tensão durante as disputas. A competição, que tem o apoio de marcas como Kumho, Sparco, MRF Tyres e Loterías, foi transmitida ao vivo pelo canal de YouTube do evento e pela RTVE Play, garantindo a possibilidade do público acompanhar todos os momentos de emoção e velocidade de qualquer lugar.
Ontem, sábado (13), as atividades começaram às 11h com os treinos livres, seguidos de mais treinos e qualificações até o final da tarde. Este domingo (14), o dia começou com o warm-up às 10h, seguido pelas baterias de qualificações (Q3) e semifinais, finalizando com as grandes finais às 14h30, com encerramento do evento a marcar as 15h30.
Com a colaboração do Clube Automóvel de Vila Real, o evento atraiu muitos fãs de ambas as margens da fronteira, com destaque para a presença de adeptos espanhóis, já que Montalegre foi considerada a “prova galega” do campeonato. A corrida contou com a participação dos principais pilotos de Rallycross da Península Ibérica, que protagonizaram intensas disputas e um espetáculo inesquecível. Este evento foi uma verdadeira festa do Rallycross, consolidando ainda mais a popularidade e o crescimento da modalidade na região.
Jornalista: Vitória Botelho
Fotos: DR

















