O primeiro-ministro, Luís Montenegro, reuniu-se esta segunda-feira, durante a manhã, com responsáveis da Proteção Civil para avaliar a situação dos incêndios que têm afetado o país nas últimas semanas. No final do encontro, o chefe do Governo garantiu que mantém “total confiança no dispositivo” que está no terreno, apesar da pressão provocada por 24 dias consecutivos de condições meteorológicas extremas.

“Estamos todos muito cansados, têm sido dias de enorme sofrimento”, reconheceu Montenegro, sublinhando o esforço das populações, que descreveu como “heroicas na defesa do seu património e na solidariedade”.

O primeiro-ministro apelou, no entanto, à compreensão de todos, lembrando que existe uma cadeia de comando que deve ser respeitada e que as forças no terreno enfrentam deslocações constantes e períodos de descanso cada vez mais curtos.

Montenegro admitiu que “em momentos de crise pode haver irritações e falhas de coordenação”, mas assegurou que o dispositivo está a responder no limite das suas capacidades: “Está a ser dado o máximo por muita gente e estão a ser evitadas tragédias.”

O governante destacou ainda que mais de 90% das ocorrências têm sido resolvidas no ataque inicial, frisando que este é um esforço coletivo: “Este é um combate do país. Estamos em guerra e temos de vencer esta guerra.”

A Redação,
Foto:DR

banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorFEIRA DA MAÇÃ, VINHO E AZEITE REGRESSA A CARRAZEDA DE ANSIÃES DE 29 A 31 DE AGOSTO
Próximo artigoCERCA DE 4.000 PESSOAS MARCAM PRESENÇA NO FESTIVAL PEDRAS SOUNDS EM PEDRAS SALGADAS