Eurico Figueiredo, figura marcante da vida política e cívica portuguesa e profundo defensor de Trás-os-Montes, faleceu este sábado, aos 86 anos, no Hospital de Santo António, no Porto, onde se encontrava internado devido a complicações associadas à gripe A.

Natural de Justes, no concelho de Vila Real, Eurico Figueiredo manteve sempre uma ligação estreita à sua terra natal e à identidade transmontana, que levou para o centro do debate político nacional. Ao longo da sua vida pública, destacou-se como uma voz firme na defesa do desenvolvimento do interior, da coesão territorial e da valorização do Douro e de Trás-os-Montes.

Professor catedrático de Psiquiatria no Instituto de Ciências Biomédicas de Abel Salazar, foi também um resistente ativo ao regime ditatorial, envolvendo-se desde muito jovem nos movimentos estudantis e oposicionistas. Ainda estudante, participou na campanha presidencial de Humberto Delgado e viria a ser preso várias vezes pela PIDE, acabando por se exilar na Suíça, onde continuou a colaborar com a oposição democrática portuguesa.

Após o 25 de Abril, integrou o Partido Socialista, pelo qual foi deputado à Assembleia da República, cargo que exerceu até ao final da década de 1990. Durante esse período, destacou-se pela sua independência política e por posições pioneiras, nomeadamente na defesa do ambiente e na necessidade de incluir estas matérias na agenda política nacional.

Em reconhecimento pelo seu percurso de resistência e pela luta em prol da democracia, foi distinguido em 1997 com a Grã-Cruz da Ordem da Liberdade, atribuída pelo então Presidente da República Jorge Sampaio.

A morte de Eurico Figueiredo motivou várias reações de pesar, incluindo do Presidente da República, que destacou a sua verticalidade, coragem cívica e contributo para a consolidação da democracia portuguesa.

Trás-os-Montes despede-se assim de um dos seus filhos mais interventivos, cuja vida ficou marcada pelo compromisso com a liberdade, a justiça social e a defesa do interior do país.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
IMG_9798
banner canal n
Artigo anteriorESPÍRITO NATALÍCIO SAI À RUA EM PASSEIO DE BICICLETA EM LAMEGO
Próximo artigoMONTALEGRE DESPEDE-SE DE 2025 COM FESTA, MÚSICA E FOGO DE ARTIFÍCIO NO CASTELO