Faleceu o monsenhor Silvério José Machado Ribeiro Guimarães, natural de Pincães, na freguesia de Cabril, concelho de Montalegre. O sacerdote tinha 90 anos de idade e contava 66 anos de vida sacerdotal.
Nascido a 21 de agosto de 1935, Silvério Guimarães realizou a sua formação no Seminário de Vila Real e foi ordenado sacerdote a 19 de setembro de 1959, na Sé de Vila Real. Posteriormente prosseguiu os estudos em Roma, onde frequentou a Pontifícia Universidade Gregoriana, aprofundando a sua formação em Teologia Dogmática e Teologia Espiritual no Instituto de Espiritualidade da mesma instituição.
Ao longo de mais de seis décadas de sacerdócio, desempenhou diversas funções ao serviço da Diocese de Vila Real. Entre 1975 e 1989, foi capelão da Santa Casa da Misericórdia de Vila Real, tendo também exercido funções como assistente da pastoral familiar e diretor espiritual no Seminário de Vila Real.
Mais tarde, entre 1989 e 2000, foi professor de Moral e desempenhou ainda o cargo de Vigário Episcopal do Clero. Paralelamente à atividade pastoral e académica, colaborou com diversos jornais regionais e revistas, contribuindo para a reflexão e divulgação de temas religiosos e sociais.
Nos últimos anos, prestou também serviço como capelão da Santa Casa da Misericórdia de Boticas. Ao longo do seu ministério, esteve igualmente ligado a várias paróquias da diocese, entre elas Pegarinhos, Santa Eugénia e Vila Chã, entre 1960 e 1969, e posteriormente Boticas, Covas do Barroso, Vilar, Sapiãos e Dornelas.
O monsenhor Silvério Guimarães passou os últimos tempos na Casa de Santa Marta, em Chaves, onde viria a falecer.
As exéquias fúnebres estão marcadas para a próxima terça-feira, 10 de março, pelas 10h30, na Capela de Pincães, na freguesia de Cabril, concelho de Montalegre, onde familiares, amigos e fiéis poderão prestar a última homenagem a um sacerdote que dedicou à vida ao serviço da Igreja e das comunidades onde exerceu o seu ministério.
A Redação,
Foto: DR



















