O Circuito Internacional de Montalegre (CIM) vai receber o Campeonato do Mundo de Rallycross 2023, que arrancará em Portugal. A data do mundial está agendada para o primeiro fim de semana de junho.

As estrelas do campeonato do mundo e também os populares campeonatos da europa de RX1 (Supercars a gasolina) e RX3 (Super1600), assim como os Kartcross – que servirão como prova de suporte – vão regressar a Montalegre, pela oitava vez, nos dias 3 e 4 de junho.

A Câmara Muncipal de Montalegre divulgou a informação, explicando que “a etapa portuguesa, estava inicialmente agendada para o final de agosto, mas o promotor do World RX e a FIA solicitaram a alteração da data para o início de junho, com a respetiva concordância do município de Montalegre (entidade promotora do evento), do Clube Automóvel de Vila Real (organizador desportivo) e da FPAK”.

Segundo o comunicado, o circuito barrosão será, também, o palco do teste oficial de pré-temporada, que trará a Portugal todas as equipas e pilotos do FIA World RX, uma semana antes da prova. Além de contar com as estrelas do Campeonato do Mundo, o evento de Montalegre volta a ter os populares Campeonatos da Europa de RX1 (Supercars) e RX3 (Super1600), que mantêm as espetaculares máquinas com motores de combustão interna. Também confirmado está o regresso dos Kartcross, como prova de suporte.

«Montalegre continua entre a elite mundial dos eventos de Ralicross e é particularmente positivo abrirmos a nova temporada, numa altura em que o nosso circuito celebra 25 anos de atividade. Queremos voltar a ter milhares de pessoas em Montalegre no fim de semana de 3 e 4 de junho, num evento que é verdadeiramente ibérico, pois temos sempre muitos adeptos espanhóis no nosso circuito, além de toda a visibilidade internacional que o FIA World RX acarreta”, refere a autarca, Fátima Fernandes.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: Arquivo/CM Montalegre

Slider