O projeto resulta do Orçamento Participativo Municipal de 2019, com a iniciativa da distribuição de quatro desfibriladores automáticos externos, equipamentos de proteção individual para seis operacionais e formação de vinte e quatro.

A aplicação do projeto vencedor parte de José Ramires, enfermeiro que sugeriu a implementação do Plano Local de Desfibrilação automática externa no concelho. O investimento ronda os 15 mil euros, tendo sido garantido na totalidade pelo município que no dia sete de maio fez a entrega dos equipamentos aos designados serviços.

De acordo com o município, o “projeto prevê a aquisição de quatro desfibriladores automáticos externos (três fixos e um móvel), aquisição de equipamentos de proteção individual para seis operacionais do Posto de Emergência Médica a criar no âmbito do projeto e ainda formação de 24 operacionais, de diversos grupos e setores profissionais, para operarem estes equipamentos de emergência médica”.

As utilidades destes equipamentos impostos aumentam a probabilidade de sobrevivência entre 30 a 70% usados nos primeiros minutos de socorro, como é o caso da morte súbita, que acontece em pessoas de todas as idades. Daí a relevância, manifestada pelo município, de colocar os desfibriladores em escolas, nas piscinas e no estádio municipal, bem como a necessidade de formar técnicos nestes locais para que saibam proceder de forma adequada, segura e eficaz.

O município afirma e exalta “a importância desta proposta apresentada por um cidadão, pelo impacto e mais-valia que representa para toda a sociedade”.

Escrito por Catarina Carneiro

IMG_9798
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n