O Município de Murça e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens (CPCJ) uniram-se para assinalar o Dia Europeu para a Proteção das Crianças contra a Exploração e o Abuso Sexual, que se celebra anualmente a 18 de novembro. A iniciativa, instituída pelo Conselho da Europa, tem como principal objetivo sensibilizar a população para a prevenção e o combate a todas as formas de violência sexual que afetam crianças e jovens.
Em 2025, a campanha #EndChildSexualAbuseDay destaca a importância da recolha de dados multissetoriais como instrumento fundamental para a criação de políticas públicas sustentadas em evidências, capazes de oferecer respostas mais eficazes no enfrentamento da exploração e do abuso sexual infantil.
A data pretende ainda promover o debate público, reduzir a estigmatização das vítimas e incentivar a aplicação da Convenção de Lanzarote, o acordo internacional que obriga os Estados a criminalizar todas as formas de abuso sexual infantil e a adotar medidas integradas de prevenção e proteção.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















