O Auditório do Quarteirão Cultural recebeu ontem, 14 de abril, a ação de sensibilização “A Medalha Mágica”, projeto pedagógico do campeão olímpico Nelson Évora, integrado nas comemorações do Dia Mundial da Atividade Física.
A iniciativa, promovida no âmbito do Plano de Ação do Contrato Local de Desenvolvimento Social (CLDS 5G) do município de Chaves, teve como foco sensibilizar os mais jovens para o combate ao bullying e à obesidade infantil, incentivando estilos de vida saudáveis e reforçando os valores positivos associados ao desporto.
Ao todo, participaram 209 alunos do 6.º ano dos Agrupamento de Escolas Dr. Júlio Martins e Agrupamento de Escolas Fernão de Magalhães, que responderam com entusiasmo a uma sessão marcada pela proximidade e forte componente pedagógica.
Durante o encontro, os estudantes conheceram episódios marcantes do percurso pessoal e desportivo de Nelson Évora, assistiram à leitura encenada da obra A Medalha Mágica e participaram em momentos musicais que enriqueceram a experiência.
O diálogo aberto com o atleta foi um dos momentos mais participados, com dezenas de questões colocadas pelos alunos, revelando curiosidade pelas vivências, desafios e mensagens de superação partilhadas pelo medalhado olímpico.
A sessão incluiu ainda autógrafos, fotografias e a entrega de exemplares do livro às escolas presentes, reforçando a dimensão educativa da iniciativa.
A elevada adesão voltou a demonstrar a importância de ações que aproximam figuras inspiradoras da comunidade escolar, promovendo cidadãos mais ativos, conscientes, inclusivos e preparados para os desafios do futuro.
A Redação,
Fotos: DR




















