Foi hoje, quinta-feira, inaugurado um novo acelerador linear para tratamentos de radioterapia no centro oncológico da Unidade Local de Saúde de Trás-os-Montes e Alto Douro, em Vila Real. Este era um aparelho há muito solicitado.

Trata-se de um investimento de cinco milhões de euros e tem como objetivo ajudar a reforçar a unidade de radioterapia do centro oncológico, em Vila Real, que entrou em funcionamento em 2007, tendo sido financiado pelo Programa Operacional Regional do Norte – Norte 2020.

Este novo equipamento vai permitir realizar tratamentos mais complexos e precisos no centro oncológico, assim como tratar outro tipo de cancros.

As obras para a instalação do acelerador linear para tratamentos de radioterapia arrancaram em janeiro de 2022 e, à data, a Diretora do Serviço Radioncologia do CHTMAD, Amparo Moutinho, referiu que esta aquisição iria “permitir a realização de técnicas de radioterapia que até agora só são possíveis em centros mais especializados e irá criar condições para que os doentes oncológicos da região de Trás-os-Montes tenham os seus tratamentos com a maior proximidade possível”.

Este projeto inclui ainda o upgrade, ou seja, a atualização tecnológica do atual equipamento, aumentando “significativamente” a capacidade do centro hospitalar que trata doentes oncológicos dos distritos de Vila Real, Bragança e norte de Viseu.

Segundo o CHTMAD, até novembro de 2021 realizaram-se 11.383 sessões de tratamento de radioterapia em Vila Real, mais 7,4% do que em igual período de 2020. Em 2019 foram realizadas 11.856 sessões de tratamento.

Jornalista: Lara Torrado

Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Design sem nome (5)
banner canal n