A Guarda Nacional Republicana marcará presença esta quarta-feira, 10 de dezembro, na reunião da Mesa de Coordenação Operativa integrada no IV Plano Especial de Segurança do Campo de Gibraltar, agendada para Almería, Espanha. O encontro, que reunirá várias forças de segurança espanholas e entidades envolvidas no combate ao crime organizado, será conduzido pelo Delegado do Governo de Espanha na Andaluzia, Pedro Fernández.
A representação portuguesa estará a cargo da Unidade de Controlo Costeiro e de Fronteiras (UCCF), convidada a participar como força parceira devido ao trabalho conjunto desenvolvido com a Guardia Civil no âmbito da luta contra o tráfico de droga. A GNR será representada pelo comandante do Grupo de Guarda Costeira, coronel Paulo Cabrita.
A deslocação servirá também para dar a conhecer os resultados da Operação “Diana”, conduzida em articulação com as autoridades espanholas. Para o efeito, está prevista uma conferência de imprensa no mesmo dia, às 12h45 (hora local), na Subdelegação do Governo em Almería, situada na Rua Arapiles, 19.
O encontro reforça a cooperação transfronteiriça entre Portugal e Espanha num dos eixos mais sensíveis da criminalidade organizada: o narcotráfico no sul da Península Ibérica.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR



















