No passado domingo, 28 de dezembro, a aldeia de Genísio recebeu a visita do padre Telmo Ferraz, antigo pároco da região, para a apresentação do seu mais recente livro, “Fui Pároco de Aldeia”, que retrata os primeiros anos do seu ministério nas paróquias de Genísio e Vilar Seco, em Miranda do Douro e Vimioso.

Telmo Ferraz, nascido em 25 de novembro de 1925 na aldeia de Bruçó, concelho de Mogadouro, completou recentemente 100 anos de vida e iniciou o seu percurso sacerdotal em 1951, em Bragança. Numa entrevista à Agência ECCLESIA, em 2024, o sacerdote descreveu a sua infância como “natural, simples, numa vida pacata e muito caseira na aldeia de Bruçó, no Mogadouro, na região de Trás-os-Montes.”
Entre 1951 e 1953, serviu como pároco nas aldeias de Genísio e Vilar Seco, antes de assumir funções de capelão em barragens em Portugal e Angola, e de fundar a Casa do Gaiato de Malanje, dedicando-se à formação de jovens em risco.

O evento contou com a presença de autoridades locais, incluindo representantes da Câmara Municipal de Miranda do Douro e da freguesia de Genísio, além de familiares e amigos do sacerdote. O livro marca o 14º título da carreira literária do padre Telmo, que já publicou obras sobre a vida rural, espiritualidade e experiências vividas ao longo da sua trajetória.

Atualmente, Telmo Ferraz reside na comunidade da Casa do Gaiato, em Paredes, mantendo-se ativo na escrita e no acompanhamento de jovens.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: Luís Filipe Santos /AE

Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
banner canal n
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorJOVEM DE BRAGANÇA COCRIA PLATAFORMA PARA FACILITAR A ADOÇÃO DE ANIMAIS
Próximo artigoMIRANDELA RECEBE 2026 COM FESTA E ESPETÁCULO DE FOGO DE ARTIFÍCIO