Paulo Ramalho, vice-presidente da CCDR NORTE, marcou presença na 46ª Feira do Fumeiro de Vinhais, destacando a importância do evento para a promoção dos produtos locais. Durante o encerramento, que incluiu o Concurso do Melhor Salpicão de Vinhais, sublinhou: “Estes produtos são únicos e distinguem-se pela sua qualidade e certificação. O contributo das certificações DOP e IGP para a competitividade agrícola é fundamental.”
O responsável frisou ainda a necessidade de modernizar o setor agrícola, incentivando a participação dos jovens, promovendo a inovação e aumentando os rendimentos. Paulo Ramalho salientou também o papel crucial dos agricultores na gestão do território: “O agricultor produz alimentos, mas também preserva a paisagem, contribui para prevenir incêndios e reforça a coesão territorial. Este trabalho deve ser reconhecido.”
A CCDR NORTE destacou que iniciativas como a Feira do Fumeiro reforçam a valorização económica, social e territorial da região Norte, promovendo produtos endógenos e sustentando a agricultura local.
Jornalista: Vitória Botelho
foto: DR



















