O painel de 30 especialistas que vai fazer a avaliação técnico-científica dos grandes incêndios rurais do corrente ano reúnem-se hoje, pela primeira vez, no Ministério da Administração Interna (MAI), em Lisboa.

A constituição deste painel conta com personalidades provenientes de vários centros de investigação do país devido à “necessidade de analisar a particular severidade e complexidade de alguns incêndios deste ano, que exigiram um acionamento excecional de meios de resposta”, refere o MAI.

“Não obstante a taxa de sucesso da intervenção em ataque inicial situar-se nos 90% e de cerca de 80% dos incêndios rurais não apresentarem uma área ardida superior a um hectare, o facto de algumas das ocorrências terem tido uma duração pouco habitual, com impactos significativos no património natural e florestal, bem como em bens e infraestruturas, levou o Governo a definir um modelo de avaliação que tem como principal objetivo retirar lições e preparar os próximos anos”, sustenta.

A subcomissão de lições aprendidas da Comissão Nacional de Gestão Integrada de Fogos Rurais, que integra a orgânica da Agência para a Gestão Integrada de Fogos Rurais (AGIF), liderada por Tiago Oliveira, vai analisar os principais incêndios deste ano. O painel de peritos vai contribuir para o processo de lições aprendidas.

O maior incêndio até à data aconteceu em agosto, no concelho da Covilhã, atingido toda a zona da Serra de Estrela, tendo consumido 24.334 hectares de floresta, seguido do incêndio que deflagrou no concelho de Murça, distrito de Vila Real, em julho e consumiu 7.184 hectares.

Segundo o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF), entre 01 de janeiro e 31 de agosto, ocorreram 9.701 incêndios rurais que resultaram em 106.639 hectares de área ardida, entre povoamentos, matos e agricultura.

O relatório do ICNF refere que o ano de 2022 apresenta, até ao dia 31 de agosto, o sexto valor mais elevado em número de incêndios e o quarto valor mais elevado de área ardida desde 2012.

Jornalista: Inês Carvalho

IMG_9798
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorCAMIÃO ARDE NA A4 EM BRAGANÇA
Próximo artigoFILME GRAVADO EM VIMIOSO É O CANDIDATO DE PORTUGAL A UMA NOMEAÇÃO PARA OS ÓSCARES