No dia 15 de março, a aldeia de Pinhão Cel em Sabrosa voltou a celebrar a tradição ancestral da Serra da Velha, mantendo viva uma prática cultural que tem perdido expressão noutras localidades.
O evento contou com expositores de produtos gastronómicos e artesanais, atuações musicais dos grupos Avelames e Ás das Concertinas, e danças tradicionais do Rancho da ADC Sabro. O almoço incluiu pratos típicos, como as Tripas à moda de Pinhão Cel.
O certame terminou com os divertidos Casamentos da Serra da Velha, momento em que, com humor, são anunciados possíveis pares entre as solteiras da aldeia. A festa foi organizada pela Associação Cultural e Recreativa de Pinhão Cel e Comissão da Festa da Sra. da Paz 2026, com apoio do Município de Sabrosa e da Junta de Freguesia da Torre do Pinhão.
Jornalista: Vitória Botelho
Foto: DR


















