O município de Chaves divulgou que a Ponte de Trajano e as Termas Medicinais Romanas de Chaves integram a candidatura nacional à Marca do Património Europeu, numa iniciativa promovida pela União Europeia, que tem como objetivo reforçar sentimentos de pertença e de identidade entre os cidadãos europeus.

O processo de pré-seleção a nível nacional esteve a cargo do GEPAC e contou com a participação das Direções Regionais de Cultura (Norte, Centro, Alentejo, Algarve, Açores e Madeira), da Direção-Geral do Património Cultural e do ICOMOS – Portugal, que apurou também o Conjunto Patrimonial do Bussaco. As várias candidaturas dos estados-membros passam agora à fase de avaliação pelo Júri Europeu.

No total, foram selecionados 60 locais, dos quais se incluem sítios naturais, arqueológicos, subaquáticos, industriais ou urbanos, monumentos, paisagens de interesse cultural, memoriais, produtos e bens culturais e ainda sítios associados a património imaterial. As escolhas dos locais têm como base valores que representem e celebrem os princípios da liberdade, democracia, respeito pelos direitos humanos, diversidade cultural e linguística, tolerância e solidariedade, evocando atos, momentos, criações, monumentos e paisagens que se destacaram ao longo dos séculos na construção do percurso histórico e cultural da Europa.

À data, foram já distinguidos a nível nacional a Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra, a Carta de Lei da Abolição da Pena de Morte (1867) conservada no Arquivo Nacional da Torre do Tombo, o Promontório de Sagres e o Património Cultural Subaquático dos Açores.

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n