O ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) anunciou, esta quarta-feira, que Portugal assinou a Carta Europeia de Línguas Regionais e Minoritárias do Conselho da Europa, que visa proteger e promover as línguas regionais e minoritárias históricas da Europa, como é o caso da Língua Mirandesa.

“Este instrumento visa, desde 1992, por um lado, proteger e promover as línguas regionais e minoritárias históricas da Europa, mantendo e desenvolvendo a herança e tradições culturais europeias; e, por outro lado, respeitando o direito inalienável e comummente reconhecido de uso das línguas regionais e minoritárias na vida pública e na esfera privada”, lê-se no comunicado.

De acordo com a mesma nota, a Língua Mirandesa foi a base para esta contratação. Recorde-se, ainda, que em janeiro de 2019, a Câmara Municipal de Miranda do Douro avançou com a assinatura de um protocolo com a Associação de La Lhéngua i Cultura Mirandesa (ACLM), para cumprir os 35 princípios da Carta Europeia das Línguas Minoritárias, disponibilizando 25 mil euros para desenvolver este trabalho.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: João Coelho/Lusa

Banner Elisabete Fiseoterapia
IMG_9798
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Artigo anteriorSAIDU MUSA É O NOVO REFORÇO DO MIRANDELA
Próximo artigoCOVID-19: PORTUGAL REGISTA 1.778 NOVOS CASOS E 10 MORTES