As praias da Albufeira do Azibo, em Macedo de Cavaleiros foram distinguidas com o galardão “Bandeira Azul”. A Praia da Fraga da Pegada foi galardoada pelo 19.º ano seguido e a Praia da Ribeira pelo 13.º ano consecutivo.

“É muito importante para o nosso território e para todo o Nordeste Transmontano este galardão atribuído pela Associação Bandeira Azul da Europa (ABAE), que comprova a excelência das nossas praias e a qualidade dos seus equipamentos de apoio”, frisa o presidente da Câmara de Macedo de Cavaleiros.

Para Benjamim Rodrigues, o estatuto de praias com Bandeira Azul “é desde logo uma importante responsabilização da autarquia, na gestão e manutenção da qualidade das suas praias, mas também um desafio a todos os que nos visitam para manter a integridade de dois espaços únicos na região”.

De destacar ainda a atribuição da Bandeira Azul à “Sun Azibo Cruzeiros” e “Azibo Solar Boat”, ambas parceiras da Estação Náutica de Macedo de Cavaleiros e que operam na Albufeira do Azibo.

“As suas embarcações solares, amigas do ambiente, foram também distinguidas pela ABAE, reforçando o caráter diferenciador de toda a Albufeira do Azibo e sua envolvente”, refere Benjamim Rodrigues.

“É igualmente um convite a todos aqueles que queiram fazer férias num concelho que alia duas praias de excelência a uma gastronomia única, fora dos grandes roteiros turísticos, mas que permitem desfrutar, com tranquilidade, das águas calmas e quentes da Albufeira do Azibo”, explica o autarca.

Em Macedo de Cavaleiros “é ainda possível visitar o vasto território do Geopark Terras de Cavaleiros, um geoparque da UNESCO, fazer caminhadas, passear de bicicleta ou visitar a aldeia de Podence, com os seus Caretos, os grafittis nas ruas e o Museu do Careto”. “Para os mais ousados e experientes, é ainda possível voar de parapente a partir da Serra de Bornes, enquanto a restante família pode usufruir das praias do Azibo”, acrescenta.

Recorde-se que a Bandeira Azul é um programa de educação para o desenvolvimento sustentável, promovido em Portugal pela Associação Bandeira Azul da Europa.

Este galardão pretende educar para o desenvolvimento sustentável em praias costeiras, fluviais e lacustre, portos de recreio e marinas, e embarcações de recreio e ecoturísticas que se candidatem e cumpram um conjunto de critérios relacionados com Informação e Educação Ambiental, Qualidade da Água Balnear, Gestão Ambiental, Segurança e Serviços, Responsabilidade Social e Envolvimento Comunitário.

Jornalista: Sara Teixeira

IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
banner canal n
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorULS DO NORDESTE RETOMA RASTREIOS DA VISÃO INFANTIL NOS CENTROS DE SAÚDE
Próximo artigoVISITAS HOSPITALARES DEIXAM DE APRESENTAR CERTIFICADO DIGITAL OU TESTE NEGATIVO