O comandante dos Bombeiros Voluntários do Peso da Régua manifestou hoje preocupação com a forte precipitação prevista para as próximas horas, alertando para a possibilidade de subida significativa do caudal do rio Douro na zona ribeirinha da cidade.

A área junto ao rio encontra-se encerrada desde a noite de domingo, com acesso interdito a peões e estacionamento, tendo as autoridades aconselhado a população a evitar a proximidade da margem devido ao risco de o nível das águas “atingir picos” nas próximas horas.
“Sabe-se que vem aí outra tempestade e é isso que mais nos preocupa, que possa causar picos de subida do caudal do rio nas próximas horas e nos próximos dias”, afirmou o comandante Rui Lopes, num ponto de situação feito cerca das 13h30.
Como medida preventiva, foi já realizado o levantamento das necessidades de cerca de 20 estabelecimentos comerciais situados na zona ribeirinha. Caso o caudal não diminua, existe o risco de a água atingir a Avenida de Ovar e a Rua João Franco, adiantou o responsável.
A evolução da situação está a ser monitorizada de hora a hora, com base nas informações do Centro de Previsões de Cheias e do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA).
“Temos tudo montado, com equipas prontas para colaborar na retirada de bens”, garantiu Rui Lopes.
No concelho do Peso da Régua, no distrito de Vila Real, encontram-se atualmente dez ocorrências ativas, sobretudo relacionadas com derrocadas, deslizamentos de terras e infiltrações. Desde o dia 2 foram registadas 60 ocorrências, sem vítimas a lamentar.
Também o presidente da Câmara Municipal, José Manuel Gonçalves, já tinha alertado para uma probabilidade “muito elevada” de ocorrência de cheias junto ao Douro, sublinhando que, embora o rio ainda se encontre no leito normal, a tendência é de agravamento face às previsões meteorológicas.
Numa mensagem divulgada nas redes sociais, o município apelou à responsabilidade e colaboração da população, lembrando que “a prevenção é fundamental para evitar acidentes e proteger vidas”.
Todos os distritos de Portugal continental encontram-se sob aviso amarelo hoje e quinta-feira devido à previsão de chuva por vezes forte, associada à passagem da depressão Leonardo, segundo o IPMA. O instituto prevê ainda precipitação persistente, queda de neve nas terras altas do Norte e Centro, vento forte e agitação marítima, condições que poderão prolongar-se até sábado.
No distrito de Vila Real estão ativos avisos laranja para queda de neve e amarelo para precipitação e vento.
Portugal enfrenta a chegada de uma nova tempestade numa altura em que ainda há populações sem eletricidade e a necessitar de apoio, após uma semana de chuva intensa e ventos fortes que provocaram 10 mortes e levaram 68 concelhos a declarar situação de calamidade.

A Redação com Lusa
Foto: DR

banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Alheiras Angelina
IMG_9798
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorEXPOSIÇÃO NA SNBA DESTACA VALE DO CÔA COMO POLO CULTURAL