Portugal prepara-se para enfrentar uma semana marcada pelo frio intenso, com uma descida significativa das temperaturas, especialmente nas regiões Norte e Centro. O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) prevê mínimas abaixo de zero, geada e até a possibilidade de neve nas zonas mais altas do interior.

Além do frio, o vento forte agrava a sensação térmica, com rajadas que podem superar os 70 km/h na faixa costeira e os 50 km/h em áreas montanhosas do Norte e Centro. A precipitação, prevista para zonas altas de Bragança e Vila Real, poderá transformar-se em neve devido às baixas temperaturas.

Em locais como Guarda e Bragança, os termómetros poderão cair para valores negativos durante a noite, enquanto Faro, no Sul, não ultrapassará os 17ºC.

A semana começará com noites ainda mais frias e formação de geada no interior, enquanto o vento deverá abrandar a partir de dia 10.

Este cenário é provocado pela aproximação de uma linha de instabilidade associada à depressão Darragh, que já causou estragos no Reino Unido, deixando milhares sem energia e levando ao cancelamento de transportes e eventos.

Jornalista: Lara Torrado

Banner Elisabete Fiseoterapia
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
banner canal n