O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, manifestou profundo pesar pela morte de António Moraes Machado, antigo presidente da Câmara Municipal de Mogadouro, destacando a amizade que os unia e o legado de dedicação ao país e à região transmontana.

“Foi com emoção que o Presidente da República tomou conhecimento da morte de António Moraes Machado que, além de um amigo, foi sempre um exemplo, nomeadamente, na forma humana, generosa e autêntica como se reinventou ao longo da vida para servir o país e as gentes de Trás-os-Montes”, refere uma nota publicada na página oficial da Presidência divulgada a 1 de novembro.

Marcelo Rebelo de Sousa sublinhou ainda o percurso multifacetado do antigo autarca, lembrando que, “como médico pediatra, e como voluntário em África, cuidou das vidas das novas gerações” e, enquanto presidente de câmara, “cuidou de Mogadouro ao longo de doze anos”.

O chefe de Estado destacou também o papel de António Moraes Machado na promoção da cultura e das tradições locais, referindo que “como promotor da cultura e da identidade local, desenvolveu múltiplas e incansáveis iniciativas para dar a conhecer o valioso património coletivo da região”.

Na mesma nota, Marcelo Rebelo de Sousa apresentou à família e amigos “as mais sentidas condolências”.

António Moraes Machado faleceu na passada sexta-feira, 31 de outubro, aos 89 anos, após uma doença prolongada, segundo confirmou o provedor da Santa Casa da Misericórdia de Mogadouro, João Henriques.

Natural de Mogadouro, onde nasceu a 10 de novembro de 1935, formou-se em Medicina e exerceu como pediatra, nomeadamente no Hospital de Santo António, no Porto. Depois de se reformar aos 65 anos, dedicou-se à vida política, assumindo a presidência da Câmara Municipal de Mogadouro durante três mandatos consecutivos, entre 2001 e 2013, eleito pelo PSD.

Além da carreira médica e autárquica, participou em várias missões humanitárias em África, com destaque para a Guiné, e distinguiu-se também como investigador e divulgador da cultura popular do Planalto Mirandês. Foi autor de diversas publicações e o principal impulsionador da obra “Monografia de Mogadouro”, que reúne um vasto retrato histórico e cultural do concelho.

Jornalista: Vitória Botelho

Foto: DR

António Moraes Machado, Antigo Presidente da Câmara Municipal de Mogadouro

Design sem nome (5)
IMG_9798
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Artigo anteriorUTAD RECEBE MINISTRA DA SAÚDE NO DIA MUNDIAL DA ONE HEALTH
Próximo artigoQUASE DOIS SÉCULOS DEPOIS, O POETA HISTÓRICO DE VALPAÇOS PERMANECE PRESENTE NO MUNDO LITERÁRIO