O projeto P4Regenera conqusitou o primeiro prémio do Concurso de Ideias de Negócio [email protected]

O projecto P4Regenera apresentou um produto regenerador e biodegradável para o tratamento de feridas em cães e gatos e venceu o concurso de ideias de negócio [email protected] 2022 da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro (UTAD), em Vila Real.


A investigadora Maria dos Anjos Pires referiu que “mais do que cicatrizar, este produto estimula e acelera os mecanismos de regeneração tecidular dos animais. Ao ser aplicado na ferida e absorvido, diminui a frequência da mudança de penso e, consequentemente, a produção de lixo, despedícios em contexto clínico e contribui para a diminuição da pegada ecológica no que diz respeito ao uso de antibióticos e anticépticos habitualmente utilizados no tratamento deste tipo de feridas”.


A equipa vencedora do [email protected] recebeu um prémio de três mil euros e segue para a fase final nacional do Concurso de Ideias do projeto UI-CAN Universidades como Interface para o Empreendedorismo, que acontece esta quinta-feira, 2 de Junho, na Universidade da Beira Interior (UBI), na Covilhã.

“Trata-se de uma solução mais eficiente e económica, quer pelo preço do produto, quer por implicar menos visitas ao veterinário. Além de diminuir a dor e aumentar o bem-estar dos animais, este produto é biodegradável e não necessita de uso tópico de antibióticos, contribuindo para a redução de resíduos hospitalares”, garantiu Carla Soares.


Para além das investigadoras Maria dos Anjos Pires e Carla Soares, esta equipa contou também com o professor Pedro Carvalho da Escola Universitária Vasco da Gama e diretor executivo da empresa Vetherapy.

Jornalista: Inês Carvalho

Slider