A cerimónia de lançamento da 2.ª edição do Programa “UPskill – Digital Skills & Jobs” decorreu, durante a tarde de ontem, em Bragança.

O projeto procura formar novos profissionais em Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC), “promovendo a requalificação de pessoas desempregadas ou em situação de subemprego”, explica o comunicado. Desta forma, vão ser realizadas ações de formação, pagas por fundos públicos, em Instituições de Ensino Superior, seguindo-se de formação profissional em contexto real de trabalho nas empresas, com benefícios para todos os aderentes.

“Apesar de todo o esforço, há problemas que se mantêm e que não dependem de nós, como as dificuldades sentidas ao nível das comunicações digitais em algumas localidades do concelho e que prejudicam, nomeadamente, o desenvolvimento de alguns negócios e a fixação de pessoas”, lamentou Hernâni Dias, Presidente da Câmara Municipal de Bragança, que marcou presença na cerimónia.

O secretário de Estado Adjunto, do Trabalho e da Formação Profissional, Miguel Cabrita, também esteve na sessão de apresentação e em declarações à rádio Brigantia, afirmou que “o objetivo na segunda edição é crescer”, estando previstas 500 vagas a preencher em duas fases.

De acordo com o site do projeto, a primeira fase de candidaturas arrancou a 14 de outubro e decorre até 4 de novembro. Haverá ainda um segundo período, que será confirmado posteriormente, para alargar a oportunidade a novos candidatos. Aqui, haverá novas ações de formação e os candidatos não colocados no primeiro ciclo transitam automaticamente para o segundo, podendo redefinir as seleções de ações formativas.

Destina-se a quem estiver desempregado ou em situação de subemprego, mas mesmo assim será necessário possuir licenciatura pós-Bolonha, apesar de que algumas ações podem exigir somente o secundário. Além disso, o domínio de Inglês (B2) também deve ser essencial, uma vez que “nesta área é a língua mais usada na interação entre equipas e no acesso à literatura técnica”, explica a página online do projeto.

O programa Upskill resulta de uma parceria entre a Associação Portuguesa para o Desenvolvimento das Comunicações (APDC), o Instituto do Emprego e Formação Profissional (IEFP), os Institutos Politécnicos nacionais e o Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE). Encontra-se também Integrado no ‘Plano de Ação para a Transição Digital de Portugal’, sendo lançado pelo Governo Constitucional.

Jornalista: Rita Teixeira

Foto: CM Bragança

Alheiras Angelina
banner canal n
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
Artigo anteriorTRÁS-OS-MONTES COM PROJETO-PILOTO DE PARTILHA DE TURMAS
Próximo artigoOPINIÃO: É URGENTE COMBATER O BULLYING