Bragança, Mirandela, Vinhais e Miranda do Douro podem ficar, esta semana, em situação de alerta no mapa do risco de contágio da covid-19, enquanto Mogadouro pode ultrapassar pela segunda semana consecutiva os 240 casos por cada 100 mil habitantes o que implicará um recuo no plano de desconfinamento. 

Segundo os últimos dados da Direção-Geral de Saúde avançados na passada sexta-feira, sobre a incidência cumulativa a 14 dias, no distrito de Bragança apenas o concelho de Mogadouro ultrapassou o limite de 240 casos por cada cem mil habitantes, entre o dia 1 de julho e a passada quarta-feira, dia 14.

Mogadouro teve 266 casos por cem mil habitantes, mas como foi a primeira vez que aconteceu, o concelho fica em alerta, recuando no desconfinamento, se na próxima avaliação, no Conselho de Ministros desta quinta-feira, ultrapassar de novo os 240 casos por 100 mil habitantes, o que muito provavelmente vai acontecer.

Se isso vier a confirmar-se, o concelho de Mogadouro passa a ter limitação da circulação na via pública a partir das 23h00. Os restaurantes podem funcionar até às 22h30. Às sextas-feiras a partir das 19h00 e aos sábados, domingos e feriados durante todo o dia, o acesso a restaurantes para serviço de refeições no interior está permitido apenas aos portadores de certificado digital ou teste negativo. 

Haverá também a exigência de teste negativo ou certificado digital para o acesso a estabelecimentos turísticos e de alojamento local.

Nos dados da última sexta-feira publicados pela DGS, há outros quatro concelhos do distrito de Bragança que ficaram perto de atingir o limite dos 240 casos por cem mil habitantes:

Bragança registou 209, Mirandela teve 190, Vinhais 184 e Miranda do Douro registou 177 casos por cem mil habitantes sendo aqueles que estão mais próximos de ultrapassar a fasquia do mapa de risco de contágio na próxima avaliação, na quinta-feira. Ainda assim, diga-se que se isso vier a acontecer ficam em situação de alerta, sem qualquer recuo no desconfinamento, mas uma repetição na semana seguinte já dá direito a restrições.

Nos restantes concelhos, entre 1 e 14 de julho, Freixo de Espada à Cinta registou 154 casos por 100 mil. Vila Flor 83. Carrazeda de Ansiães 53. Vimioso 25, Alfândega da Fé 22 e Macedo de Cavaleiros 21 casos por cada 100 mil habitantes. Torre de Moncorvo não registou qualquer caso nesses 14 dias

208 CASOS ATIVOS 

Na passada sexta-feira, estavam ativos 208 casos no distrito:

Bragança 57 

Mirandela 49 

Mogadouro 51 

Miranda do Douro 17 

Freixo de Espada à Cinta 9 

Vila Flor 12 

Vinhais 7 

Carrazeda de Ansiães 2 

Macedo de Cavaleiros 2 

Alfândega da Fé 2 

Jornalista: Fernando Pires 

banner canal n
Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
Banner Elisabete Fiseoterapia
Alheiras Angelina
Design sem nome (5)
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Artigo anteriorVÍDEO: AD PAREDES CAMPEÃ DISTRITAL DE FUTEBOL DE PRAIA FEMININO
Próximo artigoRESTAURANTE MIRANDELENSE LEVA PRATO ÀS FINAIS REGIONAIS DAS 7 MARAVILHAS