A instalação da nova Junta de Freguesia de Aguieiras, no concelho de Mirandela, ficou adiada depois da proposta apresentada pelo presidente reeleito, Manuel Fontes (PS), ter sido chumbada pela oposição. A reunião, realizada na noite de quarta-feira, 29 de outubro, terminou sem consenso e sem a constituição do executivo.
Nas eleições autárquicas de 12 de outubro, o Partido Socialista manteve a presidência, mas perdeu a maioria absoluta, elegendo apenas três mandatos, contra quatro da oposição, dois da Aliança Democrática (AD) e dois do Movimento Independente “Move Mirandela”.
Durante a sessão, Manuel Fontes propôs que os dois restantes eleitos do PS integrassem o executivo como vogais. A proposta, no entanto, foi rejeitada com quatro votos contra e três a favor, inviabilizando a instalação da junta. Perante a ausência de alternativas apresentadas, será agora marcada uma nova reunião, ainda sem data definida, para tentar novamente proceder à instalação da Assembleia de Freguesia de Aguieiras.
O impasse repete o cenário verificado dias antes em Mirandela, onde a Assembleia de Freguesia local também não conseguiu ser instalada à primeira tentativa.
Jornalista: Vitória Botelho



















