Rio Torto voltou a ser palco de uma celebração dos produtos da terra com a realização, no passado sábado, 15 de agosto, da III Feira HortiFrutas, iniciativa promovida pela Junta de Freguesia e dedicada à valorização da agricultura, dos sabores locais e das tradições de Valpaços.
O certame contou com a presença do presidente da Câmara Municipal, Jorge Mata Pires, que destacou a importância de iniciativas capazes de dar visibilidade ao trabalho dos agricultores e produtores locais, promovendo os produtos endógenos e reforçando a identidade do concelho.
Ao longo do dia, a feira juntou comunidade e visitantes num ambiente marcado pelo convívio, música e tradição. Os Zés P’Reiras Sanfins do Douro, o Grupo Concertinas Valpacenses, o Grupo Popular Pilha Galinhas e a Banda Galáxia garantiram a animação, enquanto o passeio turístico de comboio proporcionou outra forma de conhecer a localidade.
Mais do que um encontro dedicado aos produtos agrícolas, a HortiFrutas afirmou-se como um momento de valorização da terra e de quem nela trabalha, aproximando gerações e mostrando a força das tradições que continuam a marcar a identidade de Rio Torto e do concelho de Valpaços.
Jornalista: Paulo Silva Reis
Foto: DR



















