No passado fim de semana, o concelho de Sabrosa enfrentou um grave incêndio que afetou diversas localidades, com maior incidência na freguesia de São Martinho de Anta. Após os acontecimentos, a Câmara Municipal de Sabrosa divulgou uma nota pública de agradecimento a todas as entidades e cidadãos que participaram ativamente no combate e minimização dos danos.
Helena Lapa, presidente da Câmara Municipal, realçou o empenho dos envolvidos, afirmando que “A competência e profissionalismo com que todos os envolvidos no “Teatro de Operações” atuaram e debelaram o referido incêndio”, ajudaram “a minorar os danos causados pelo incêndio”. Entre as entidades destacadas encontram-se os Bombeiros Voluntários de Sabrosa e Provesende, bem como vários corpos de bombeiros de outros distritos que se deslocaram para apoiar.
Além dos bombeiros, foram também enaltecidas as intervenções dos Sapadores Florestais locais, das forças da Guarda Nacional Republicana, das Forças Armadas, da Cruz Vermelha Portuguesa, do INEM, e de outras instituições de socorro e proteção civil. A colaboração das juntas de freguesia, das IPSS, e de diversas associações locais e regionais foi igualmente sublinhada pela autarquia.
A presidente Helena Lapa agradeceu ainda a “Todos os Munícipes presentes que contribuíram com a sua ajuda para a resolução da ocorrência”.
O Município de Sabrosa manifestou, assim, a sua gratidão a todos os que, direta ou indiretamente, apoiaram as operações no terreno, contribuindo para a contenção do fogo e para a proteção das populações e do património natural da região.
Jornalista: Vitória Botelho