A vila de Salto voltou a viver, com grande devoção e participação popular, a Festa de São Sebastião, a primeira grande celebração religiosa do ano, reafirmando uma tradição profundamente enraizada na identidade da comunidade.

As comemorações tiveram início com a missa solene em honra do santo, seguida de procissão pelas ruas da localidade, num ambiente marcado pela fé e pelo recolhimento. Um dos momentos mais simbólicos da festividade foi a bênção do pão e do vinho, elementos centrais do ritual que evocam proteção, partilha e gratidão.

O ponto alto da celebração voltou a ser a tradicional “roda”, momento em que se procede à distribuição dos alimentos benzidos. Tal como manda a tradição, centenas de fiéis e devotos participaram ativamente, muitos deles cumprindo promessas feitas a São Sebastião, padroeiro invocado contra a fome, a guerra e as epidemias.

A forte adesão popular confirmou, mais uma vez, a importância da Festa de São Sebastião na vida religiosa e cultural de Salto, preservando um património imaterial que atravessa gerações e continua a mobilizar a comunidade no início de cada ano.

A Redação,
Foto: DR

Dizeres Populares BATATAS TAO ESTALADICAS Mirandela Braganca 730x90px
IMG_9798
Banner Elisabete Fiseoterapia
banner canal n
Alheiras Angelina
Dizeres Populares BIG MAC VAI NUM AI Mirandela Braganca 730x90px
Dizeres Populares TASTY ARREGUILAR OS OLHOS Mirandela Braganca 730x90px
Design sem nome (5)
Artigo anteriorVOTO ANTECIPADO E EM MOBILIDADE É A 1 DE FEVEREIRO
Próximo artigoEVENTO “JANEIRAS NA RUA” MUDARÁ DE LOCAL DEVIDO AO MAU TEMPO